|
![]() |
O Campeonato Carioca de Réplicas de 2008, foi dividido em duas categorias: réplicas Originais SCX (GT e Turismo) e Open (carros preparados).
As provas foram realizadas na pista da Brothers Slot Car, em Jacarepaguá e o evento teve o apoio de diversas empresas responsáveis pela premiação aos vencedores, como se vê abaixo.
![]() Tradicional fabricante de produtos automotivos. Prêmios: adesivos, camisas pólo, limpa-varetas, tulipas, bonés, etc ![]() www.bardahl.com.br |
![]() Loja onde foi realizado o último Campeonato Brasileiro de Protótipos. Prêmios: adesivos, camisetas, rodas, etc ![]() bh_autorama_clube@yahoo.com.br |
![]() Representante de carros de réplica e fabricante de peças para réplicas. Prêmios: jogos de rodas, rolos contato, eixos, buchas, pinhão, pneus, chave de rodas, etc. arcidiotrion@terra.com.br ![]() |
![]() Prêmios: dvd, colas, canetas, marcadores, etc calmarques@openlink.com.br |
NOVIDADE SENSACIONAL Os pilotos que disputam o Campeonato Carioca de Réplicas têm mais um motivo de alegria: |
![]() |
![]() |
![]() Espaço Fórmula |
![]() BH Autorama |
![]() Bardahl |
![]() Cid Trion |
REGULAMENTO | NOVA TABELA DE PESOS E MEDIDAS SCX |
A primeira corrida foi dia 30/08, e comparecem para os Originais, cerca de 14 pilotos.
Como era a primeira prova, a maioria dos pilotos chegou em cima da hora marcada e o trabalho de preparo sobrecarregou o Alex Brother, havendo um atraso na largada.
A definição de 23000 rpm como rotação máxima para os motores também trouxe muitas dificuldades pois os motores que largaram perto dessa rotação, ao final da corrida apresentaram rotações superiores, o que levou a desclassificações.
Mas, a grande diferença foi apenas no preparo dos carros, pois os motores se equivaliam; aqueles que ainda estavam um pouco mais lentos no início, ao final estavam iguais aos demais o que levou a grandes pegas.
Por exemplo, o Paulinho (Of. Autorama) largou com motor emprestado com 20600 rpm e, mais lento no início, ao final já rodava com 22600 rpm, o que levou o piloto estreanate a um excelente segundo lugar na bateria.
A medição final trouxe surpresas com Alex e Marcelo Brother, vencedores nas suas categorias - GT e Turismo- desclassificados pois os motores terminaram com muito mais de 23 000 rpm, o que foi uma surpresa para todo, não tendo havido qualquer má fé.
Os pilotos do dia foram Otávio e Oswaldo, cujas atuações lhes renderam prêmios nas duas categorias.
A premiação de ambas as provas foi excelente com brindes oferecidos pelas empresas patrocinadoras.
No Open a coisa foi sensacional, com os carros virando tempos incríveis para réplicas e a liderança trocou várias vezes de dono, com Otavio prevalecendo ao final. A surpresa foi o Alfonso que usou pneus de espuma e conseguiu acertar uma excelente Corvette, chegando em terceiro. A estréia do rapidíssimo Audi R8 do Marcelo Bros parecia auspiciosa, mas o chassi e carroceria sem ventilação interna levaram ao superaquecimento do motor.
Quem gosta de carros rápidos precisa ver as réplicas com motores de até 40000 rpm andando. O domínio das Corvettes foi total.
A segunda etapa foi marcada pelas Ferrari 360 Maranello enfrentando as Corvettes e também o ressurgimento dos Seat Cupra. Na primeira bateria, a vitória de Paulinho, com sua nova Corvette, seguido de SR, também de Corvette e, na segunda bateria, a vitória de Bernardo (outra Corvette), seguido de Alexandre, com a primeira Ferrari e de Otavio, de Cupra.Os carros com ímãs originais são muito difíceis de guiar é a opinião geral.
A 2ª etapa do Open teve duelo sensacional entre Oswaldo (Corvette) e Marcelo (Audi R8), os dois únicos sobreviventes da segunda bateria; na primeira o número de quebras também foi elevado; destaque para a Corvette do Alfonso que cravou 57 voltas na primeira fenda, mas uma pancada na fenda seguinte arrancou os ímãs e ele teve que parar.
Os carros estão com motores muito fortes e ou eles não aguentam o tranco ou os motores quebram. Quem usou motor mediano chegou ao final e a diferença no acerto dos carros foi a razão de fazer mais ou menos voltas.
Para a 3ª etapa alinharam doze carros no grid, com André Miragaya fazendo a pole com 3.574s, seguido de Alex e S.Ramos.
A primeira bateria viu a vitória de Otávio (Box-8 com Ferrari Maranello), seguido de Paulinho (Of. Autorama com Corvette) e de Jimmy com Corvette.
Na bateria seguinte a vitória ficou com Alex (Brother com Ferrari Maranello), seguido de Miragaya, também de Ferrari Maranello e de Oswaldo com a outra Ferrari da Equipe Box8. Marcelo Brothes venceu entre os carros de Turismo, seguido de Daniel, ambos com Mercedes.
O ganhador recebeu uma camisa da Bardahl, tulipa da Bardahl, pneus Competition da BH Autorama, mancais da Trion, alémd e adesivos diversos; os demais ganharam tulipa da Bardahl, limpa-vareta da Bardahl, adesivos diversos e outras pecinhas.
No Open, foram 8 carros disputando a corrida, com pole de Ten Zi Li, com NSR, fazendo 2.81, seguido de Marcelo, com Audi R8 e de Miragaya com Corvette.
A vitória foi construída na 1ª bateria com S.Ramos fazendo 438 voltas com sua Corvette preparada pelo Alfonso, seguido de Oswaldo, com a Corvette da Box 8 que ainda quebrou um motor ao longo da prova. A prova marcou a estréia do campeão Pedro Silva na categoria, com seu Audi R8 Pro da Equipe SR; para a 2ª bateria restou um festival de quebras, com a vitória de Alfonso com sua Corvette.
Com certeza o Open é uma categoria de futuro pois está permitindo muita criatividade por parte de pilotos e preparadores que não se cansam de achar soluções "mágicas" para os carros andarem mais e mais. Com a chegada de um NSR para a categoria, o pessoal do SCX vai melhorar ainda mais para poder acompanhar o veloz carrinho.
O vencedor recebeu camisa da BH Autorama, tulipa da Bardahl, limpa-vareta da Bardahl, pinhão da Trion, etc. Os demais ganharam tulipa da Bardahl, limpa-vareta da Bardahl, adesivos diversos, peças da SCX da Trion.
Para a 4ª etapa do campeonato, 14 carros alinharam no grid de originais,sendo 5 na categoria turismo. A pole foi de Alex Brother e a 1ª bateria foi vencida por Paulo Araujo e a 2ª bateria por Jimmy. A vitória, desta vez foi da Corvette, com outra Corvette em 3º, a do pequenino Bernardo. No Turismo a vitória foi de Marcelo Brother, com Marcelo Bruno em segundo.
Como a foto ilustra, aumentou muito o número de carros de Turismo e de Ferraris Maranello, embora a turma das Corvettes não desista, agora animada pela vitória.
Na categoria Open, a Corvette de Silva Ramos (preparada pelo Alfonso) mostrou-se muito rápida e fez a pole e ganhou a prova em que alinharam 7 carros. Aliás, o Alfonso está se mostrando um grande preparador de réplicas.
O piloto do dia foi Andre Miragaya que chegou em 2º entre os originais e 3º no open.
Nossos agradecimentos ao piloto Caio que forneceu calendários e canetas da empresa onde trabalha para serem entregues aos vencedores da corrida. Cabe a informação de que o piloto participou com um carro fora das especificações e por isso não pontuou.
A premiação fornecida pela Bardahl, BH Autorama, Trion e Papelaria Auditora, como sempre, foi muito disputada.
Para a última etapa estavam abertos os títulos nas duas categorias.
Doze pilotos alinharam entre os Originais, com os aspirantes ao título correndo juntos na 2ª bateria.
![]() |
5ª etapa Dentre os seis pilotos da 1ª bateria, alinharam Corvettes, Ferraris, Cupra e as Mercedes da classe Turismo. |
![]() |
![]() |
A vitória entre os GT ficou com Andre e a do Turismo com Marcelo. Ao lado os pilotos da 2ª bateria onde correram os melhores tempos. |
![]() |
![]() |
Ferraris e Corvettes duelaram com a vitória de Alex e surpreendente 2º lugar para Vladimir. Bernardo fez a pole, mas mesmo chegando à frente de Jimmy, não conseguiu pontos suficientes para ser campeão, cujo título ficou com Jimmy. Alex Bros venceu a bateria e a etapa. |
![]() |
![]() Alex ganhou a 5ª etapa |
![]() Vladimir foi um excelente 2º lugar |
![]() Bernardo lutou para chegar em 3º |
![]() Marcelo Bros venceu a 5ª etapa e o campeonato entre os carros de Turismo |
![]() Bernardo foi vice-campeão |
![]() Alex Bros, com a vitória ficou em 3º no campeonato |
(Equipe SR) Oswaldo e SR foram para a disputa do título com poucos pontos de diferença, mas os motores fornecidos pelo Ten Zi Li deram a vantagem ao Oswaldo. Não havia como a rápida Corvete do SR acompanhar os velozes carros do pessoal da 2ª bateria.
![]() |
Dez carros largaram na categoria Open, na maioria Corvettes. A vitória na 1ª bateria foi de Silva Ramos, seguido de Miragaya. |
![]() |
![]() |
Os carros da 2ª bateria usaram novos motores preparados pelo Ten Zi Li. Corvettes, Audi R8 e NSR correram nessa bateria cuja vitória foi de Marcelo Bros. |
![]() |
![]() |
Os resultados finais e o pódio dos vencedores. 484 voltas é o novo récorde de voltas para a categoria. |
![]() |
![]() Oswaldo o campeão de Open |
![]() S.Ramos vice-campeão |
![]() Marcelo 3º colocado |
![]() Otávio o 4º lugar |
![]() Alfonso ficou com a 5ª colocação |
Tabela pontos pilotos dos Originais
Piloto | Carro | 1ª etapa | Pts | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Jimmy | Corvette | 323 | 12 | 328-8 | 20 | 323-7 | 27 | 364-12 | 39 | 348-9 | 48 | Campeão |
Bernardo | Corvette | 299 | 9 | 348-12 | 21 | 309-6 | 27 | 355-10 | 37 | 358-10+1 | 48 | Vice |
Alex Bros *** | Ferrari 550 | 340 | 1 D | 339-11+1 | 13 | 366-12 | 25 | 352-9+1 | 35 | 361-12 | 47 | 3º |
Otávio | Corvette/ S.Cupra |
318 | 11 | 337-10 | 21 | 350-10 | 31 | 349-8 | 39 | 339-7 | 46 | 4º |
Oswaldo | Ferrari 550 | 311 | 10 | 313-7 | 17 | 331-8 | 25 | 334-5 | 30 | 331-6 | 36 | 5º |
A.Miragaya * | S.Cupra | 0 | 0 | 307-5 | 5 | 362-11+1 | 17 | 359-11 | 28 | 345-8 | 36 | 6º |
Paulinho | Ferrari 360/Corvette | 279 | 7 | 335-9 | 16 | 339-9 | 25 | 348-7 | 32 | 0 | 32 | - |
SR | Corvette |
284 | 8 | 304-6 | 14 | 284-3 | 17 | 104-4 | 21 | 281-3 | 24 | - |
Vladimir | Corvette | 0 | 0 | 0 | 0 | 294-5 | 5 | 0 | 5 | 360-11 | 16 | - |
Caio | Corvette | 274 | 6 | 256-3 | 9 | 289-4 | 13 | 0 | 13 | 0 | 13 | - |
Thales | Seat Cupra | 263 | 5 | 0 | 5 | 0 | 5 | 0 | 5 | 274-2 | 7 | - |
C.Alberto | Corvette | 246 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | - |
Cesar | Ferrari 360 | 229 | 3 | 146-2 | 5 | 0 | 5 | 0 | 5 | 291-4 | 9 | - |
Marc.Bruno | S.Cupra | 0 | 0 | 293-4 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | - |
Tabela de pontos pilotos Réplicas Originais Turismo
Piloto | Carro | 1ª etapa | Pts | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Marcelo Bros** | Mercedes | 317 | 1 D | 344-12+1 | 14 | 314-12+1 | 27 | 309-12 | 39 | 311-12 | 51 | Campeão |
Isis | Astra | 247 | 12 | 237-11 | 21 | 0 | 21 | 285-10 | 31 | 0 | 31 | Vice |
Daniel | Mercedes | 219 | 11 | 0 | 11 | 223-10 | 21 | 246-9 | 30 | 0 | 30 | - |
Marcelo Bruno | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 299-11 | 11 | 256 | 11 | 22 |
- | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
Tabela de pontos de Pilotos Open
Piloto | Carro | 1ª etapa | Pts | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Oswaldo* | Corvette | 401 | 11 | 416-12+1 | 24 | 369-11 | 35 | 409-11 | 46 | 459-11 | 57 | Campeão |
SR * | Corvette | 370 | 9 | 386-9 | 18 | 438-12 | 30 | 438-12+1 | 43 | 397-9 | 52 | Vice |
Marcelo B.* | Audi R8 | 333 | 6 | 399-10 | 16 | 255-6 | 22 | 286-6 | 28 | 484-12+1 | 41 | 3º |
Otávio | Corvette | 410 | 12 | 412-11 | 23 | 0 | 23 | 314-7 | 30 | 404-10 | 40 | 4º |
Alfonso | Corvette | 377 | 10 | 185-4 | 14 | 347-8 | 22 | 366-9 | 31 | 371-7 | 38 | 5º |
C.Alberto | Corvette |
369 | 8 | 189-5 | 13 | 0 | 13 | 318-8 | 21 | 246-4 | 25 | - |
A.Miragaya | Corvette | 0 | 0 | 0 | 0 | 277-7 | 7 | 385-10 | 17 | 396-8 | 25 | - |
Cesar | Corvette | 360 | 7 | 321-8 | 15 | 0 | 15 | 0 | 15 | 308-6 | 21 | - |
Alex B | Corvette/ Nascar | 310 | 5 | 129-3 | 8 | 355-9 | 17 | 0 | 17 | 0 | 17 | - |
Ten Zi Li * | S.Cupra | 0 | 0 | 226-6 | 6 | 42-5+1 | 12 | 0 | 12 | 124-3 | 15 | - |
Pedro Silva | Audi R8 Pro | 0 | 0 | 0 | 0 | 365-10 | 10 | 0 | 10 | 0 | 10 | - |
Thales | Seat Cupra | 301 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | 262-5 | 9 | - |
Isis | Seat Cupra | 173 | 3 | 0 | 3 | 0 | 3 | 0 | 3 | 0 | 3 | - |
Marc.Bruno | S. Cupra | 0 | 0 | 260-7 | 7 | 0 | 7 | 0 | 7 | 0 | 7 | - |
Tabela de pontos de Equipes Réplicas Originais (Só conta o melhor resultado)
Equipe | Carro | 1ª etapa | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Brothers | Ferrari 550 | 10 | 11 | 21 | 12 | 32 | 11 | 43 | 12 | 55 | Campeã |
Motor Sport | Corvette | 12 | 8 | 20 | 7 | 27 | 12 | 39 | 9 | 48 | Vice |
MBR Race | Corvette | 9 | 12 | 21 | 6 | 27 | 10 | 37 | 10 | 47 | 3º |
Box 8 | Corvette | 11 | 10 | 21 | 10 | 31 | 8 | 39 | 7 | 46 | 4º |
Ofic.Autorama | Ferrai 360 | 7 | 9 | 16 | 9 | 25 | 7 | 32 | 0 | 32 | - |
SR | Corvette |
8 | 6 | 14 | 3 | 17 | 4 | 21 | 3 | 24 | - |
Autoramania | S.Cupra | 0 | 5 | 5 | 11 | 16 | 0 | 16 | 0 | 16 | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
Tabela de pontos de Equipes de Open
Equipe | Carro | 1ª etapa | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Box 8 | Corvette | 12 | 12 | 24 | 11 | 35 | 11 | 46 | 11 | 57 | Campeã |
Brothers | Corvette | 11 | 10 | 21 | 9 | 30 | 10 | 40 | 12 | 52 | Vice |
SR | Corvette | 9 | 9 | 18 | 12 | 30 | 12 | 42 | 9 | 51 | 3º |
Ten Imóveis | Cupra/NSR | 0 | 6 | 6 | 5 | 11 | 0 | 11 | 3 | 14 | - |
Autoramania | Corvette |
0 | 5 | 5 | 5 | 10 | 0 | 10 | 0 | 10 | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
Tabela de pontos de Carros Originais
Carro | 1ª etapa | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Ferrari 550 | 10 | 11 | 21 | 12 | 33 | 10 | 43 | 12 | 55 | Campeão |
Corvette | 12 | 12 | 24 | 9 | 33 | 12 | 45 | 10 | 55 | Vice |
Seat Cupra | 5 | 10 | 15 | 0 | 15 | 0 | 15 | 2 | 17 | - |
Ferrari 360 | 7 | 2 | 9 | 0 | 9 | 0 | 9 | 4 | 13 | - |
- |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
Tabela de pontos de carros Open
Carro | 1ª etapa | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Corvette | 12 | 12 | 24 | 12 | 36 | 12 | 48 | 12 | 60 | Campeão |
Audi R8 Pró | 0 | 0 | 0 | 10 | 10 | 9 | 19 | 4 | 23 | Vice |
Audi R8 | 6 | 10 | 16 | 6 | 22 | 0 | 22 | 0 | 22 | - |
Seat Cupra | 4 | 7 | 11 | 0 | 11 | 10 | 21 | 0 | 21 | - |
- |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
![]() 4ª etapa - os prêmios para as réplicas originais |
![]() Os carros da 1ª bateria |
![]() Os pilotos da 1ª bateria |
![]() Resultados da 1ª bateria |
![]() Carros da 2ª bateria |
![]() Pilotos da 2ª bateria |
![]() Resultados da 2ª bateria |
![]() Resultado final das réplicas originais |
![]() Marcelo Brunno foi 2º na classe Turismo |
![]() Jimmy o grande vencedor, recebe seu prêmio das mãos do Caio |
![]() Andre foi 2º |
![]() Bernardo em 3º |
![]() 4ª etapa Open - os prêmios |
![]() Os carros altamente preparados |
![]() Prontos para a largada |
![]() Resultados do Open |
![]() O bonito pódio |
![]() C.Alberto (patrocinador) entregou os prêmios |
![]() Oswaldo foi novamente 2º |
![]() Andre faturou prêmios nas duas corridas |
![]() Os líderes do campeonato largaram lado a lado |
3ª etapa ![]() Os prêmios aos ganhadores |
![]() Tomada de tempo dos GT e Turismo |
![]() A primeira bateria de GT |
![]() Seus resultados |
![]() Resultados finais no GT e Turismo |
![]() O pódio dos ganhadores |
![]() Ten premiou Alex e demais vencedores |
![]() Miragaya foi 2º |
![]() O pequenino Daniel foi 2º em Turismo |
![]() A 1ª bateria de Open |
![]() Os carros |
![]() Resultados |
![]() Resultados da 2ª bateria |
![]() Podio da categoria Open |
![]() Premiação do Open |
![]() Alex premiou quem ganhou |
![]() Oswaldo foi 2º |
![]() Pedro Silva chegou em 3º |
Tabela de carros SCX originais
|
Tabela de carros classe Open
|
2ª etapa originais ![]() Os carros da 2ª etapa |
![]() A 1ª bateria |
![]() Os pilotos da 1ª bateria |
![]() Os carros da 2ª bateria |
![]() Pilotos |
![]() Resultados |
![]() Resultado final |
![]() Pódio dos GT: Corvette, Ferrari e Cupra |
![]() Pódio do Turismo |
![]() O pequenino Bernardo, ganhador da etapa e líder do campeonato |
![]() Marcelo Bros, premiado por Otavio, ganhou no Turismo |
![]() Isis foi 2º na corrida, mas é líder no Turismo |
2ª etapa open ![]() Corvettes, Cupras e Audi R8 |
![]() 1ª bateria |
![]() Vitória do Otávio |
![]() 2ª bateria |
![]() Resultado da batalha entre Oswaldo e Marcelo |
![]() Resultado final |
![]() Pódio da categoria |
![]() Oswaldo o grande vencedor do dia e líder do campeonato |
![]() Otávio, 2º lugar, premiado por C.alberto, da Papelaria Auditora |
1ª etapa ![]() |
![]() Os prêmios e os carros GT da 1ª etapa |
![]() Os carros de turismo |
![]() 1ª bateria |
![]() Seus pilotos |
![]() Resultados |
![]() 2ª bateria |
![]() Pilotos |
![]() Resultados |
![]() Prêmios do Open |
![]() A incrível tomada de tempo |
![]() Carros |
![]() 1ª bateria |
![]() Resultados |
![]() 2ª bateria |
![]() Resultados |
![]() Resultado final |
![]() Vencedores: Otávio, Oswaldo e Alfonso |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes da 1ª bateria |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes da 2ª bateria |
Tabela de pontos: 12 - 11 - 10 - 9 - 8 - 7 - 6 - 5 - 4 - 3 - 2 - 1 - 1 - 1 - 1 - 1 - 1 - 1